Um estudo da Universidade de Oxford aponta que consumir produtos lácteos como: leite, queijo e iogurte pode proteger contra o risco de derrames. Publicado no European Heart Journal, o estudo analisou hábitos alimentares de mais de 400.000 pessoas em nove países europeus por um ano.

De acordo com os resultados, beber mais leite pode reduzir em 5% o risco de derrame isquêmico, causado por coágulos sanguíneos. Já o consumo de iogurte pode reduzir em 9% o risco desse tipo de AVC, Acidente Vascular Cerebral. Além disso, aqueles que ingeriram muita fibra, juntamente com frutas e legumes, tiveram uma probabilidade menor de sofrer um derrame.

Segundo o autor principal, Dr. Tammy Tong, “as pessoas que consumiram mais laticínios tiveram um menor risco de derrame isquêmico”. O estudo também mostrou que comer 200g de frutas e vegetais por dia pode reduzir em 13% o risco de um derrame isquêmico.

Em resumo, o estudo aponta que laticínios são importantes para a saúde humana e podem proteger contra o risco de derrames.